segunda-feira, 26 de março de 2012

Passado Ita!~ Aprendendo com os erros.

 Olá! Como vão?? Faz algum tempo que eu fiz uma limpeza no meu guarda roupas e separei todo o meu passado ita em uma caixa. Ontem eu lembrei dela e tirei fotos para mostrar um pouco dos meus erros como lolita iniciante e ajudar as meninas que estão ingressando nas lolitarias.


Eu já fui ita e já confundi lolita com cosplay (sim, me apedrejem). O meu maior problema naquela época era minha timidez. Eu era muito travada e tinha muita, mas muuita vergonha mesmo de chegar e pedir ajuda para alguém mais experiente na comunidade. E como na época eu era viciada em otakisses eu acabei por confundir um pouco as coisas. Misturei acessórios errados, usei materiais ruins (assim como modelos ruins), usei a combinação tão temida do preto x branco, enfim, itei. Olhem essa foto queima filme! Eu usei um vestido, réplica da Mary Magdalene, com meias listradas, headdress muito tosco e ainda posei para a foto com um Death note e uma maçã ._. 

Esse é aquele vestido da primeira vez que usei lolita. Eu ainda o tenho e espero montar um outfit classical com ele. Assim que o fizer posto uma comparação do antes e do depois xD 

Além disso já usei peças toscas, como saias random com sobreposições de corset por cima de camisas brancas, saia de tule, etc. De tudo o que sobrou, temos:

Headbows. Ambos foram comprados em eventos de anime.

 Headdresses. Ambos comprados na Liberdade em uma lojinha antiga que já fechou por lá, chamada Hellayu cosplay.



 Arm Warmers comprados em evento de anime também. Sim, eu usei isso com lolita '-'

Cartolinha que eu e minha mãe fizemos @@ 

 Nem se passava pela minha cabeça que esses acessórios eram considerados ita. Isso, porque eu acabei por tirar informações de fontes pouco confiáveis, coisa que existe até hoje pela internet a fora. Mas foi justamente quando eu tomei coragem para procurar ajuda e conselhos com outras lolitas que eu finalmente percebi o quanto estava errando. E como disse nesse post, minhas inspirações entre as lolitas brasileiras e as gringas foram de maior importância no meu progresso e creio que melhorei bastante!


Hoje em dia temos acesso a informações mais corretas. Além da comunidade e do fórum, temos vários blogs que divulgam melhor a moda e sanam mais dúvidas em relação às novatas. Para quem pretende começar, deve-se saber: Lolita exige dedicação, pois são muitas regras e muitos gastos. Eu decidi fazer esse post, pois já recebi pedidos de ajuda de algumas meninas, então deixo aqui algumas dicas que eu acho bem interessantes.

♥Antes de qualquer coisa procure se informar sobre a moda, seu contexto histórico, suas regras e subdivisões. Pesquise muito e tire qualquer dúvida que se formar. Claro que isso exige muita leitura, mas não desanime! 

♥ Faça o cadastro no Fórum. Lá você pode fazer sua apresentação, tirar dúvidas, dar uma olhada nas vendas, nas datas dos meetings e, futuramente, postar seu outfit na daily lolita.

♥ Caso seja muito tímida, muitas lolitas disponibilizam seus formsprings para dúvidas e sugestões e enviar uma pergunta em anônimo (claro, mantendo o respeito e a educação) é uma opção viável.

Qual subdivisão escolher? Atualmente, sweet lolita tem sido mais recorrente. Inspirações como Misako Aoki e Akemi Matsuda, por exemplo, fizeram com que o subestilo se destacasse ainda mais. O sweet é menos complicado de coordenar, creio que isso faz com que muitas lolitas escolham essa subdivisão para montar seu primeiro outfit. Mas claro, você deve escolher a que mais lhe agradar e se dedicar a altura.

♥ Coordenando. Depois de escolher a subdivisão, temos de planejar nosso outfit. Você não precisa copiar as modelos das revistas do Japão. Adapte seus gostos, seus toques pessoais mas, claro, sempre dentro das regras. Para buscar inspiração de modelos, penteados e cia, o site Hello Lace é uma ótima referencia!(entretanto, o site é em inglês).

♥ Compras. Isso exige muita pesquisa. Existe uma infinidade de lojas na internet que disponibilizam roupas e "roupas". Ou seja, nem tudo o que vendem por aí é realmente aceitável. Tome cuidado para não ser enganada com preços absurdos por materiais de baixa qualidade, com medidas desproporcionais e com o vendedor. Sempre procure feedbacks e reviews. Aonde comprar? Aqui na barra direita eu fiz uma pequena lista de Lojas e Shopping Service que obtive bons resultados, caso fiquem interessadas.

♥ Brands. Não são marcas famosas que definem se você é uma lolita ou uma ita. Eu tive esse problema de ficar paranoica achando que ter brand era uma regra (parece estúpido, mas acontece) e que isso sim me faria uma boa lolita. Da mesma forma que existem outfits lindos da AP também existem outros incríveis inteiros em handmade e offbrand, por exemplo.

♥ Aprenda. Ninguém nasce sabendo, frase mais clichê do mundo mas é a pura verdade! Postar seu outfit na Daily lolita é super importante, pois você pode receber tanto críticas como elogios. E isso é essencial para saber se você errou e aonde pode melhorar. Não seja grosseira com quem está tentando te ajudar, você só tem a crescer com isso.

É de grande importância que você fique livre de dúvidas para se sentir segura e existem ótimas referências para isso. Separei alguns artigos retirados de dois blogs brasileiros que completam bem tudo o que disse até agora:

Dicionário de termos usados em lolita -  Queen Victoria's Dolls, por Valentine.

Regras lolita. - Reino de Morango, por Ichigo.

Como não ser uma ita. - Reino de Morango, por Ichigo.

Como consertar erros comuns. - Queen Victoria's Doll, por Yuuko.

É isso! Espero que aproveitem a leitura. Comentários, críticas e dúvidas são sempre bem vindos! 

Yumi.

12 comentários:

  1. Gostei muito do seu post, Yumi-chan (gomen se eu nunca comento aqui)
    acho que para uma lolita iniciante, a coisa mais temida e também a mais provável de acontecer é virar ita, assim como vc disse, se tiver falta de informacao. é isso ae :D nao pode ser timida e tem que estudar bastante que depois de um tempo vira diva >u< (ahuhsuahs meu deus)
    kissus e matta ne >3<
    http://kawaicandy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Themy! Fico feliz que tenha gostado ♥ Sim sim, nada vem sem esforço, não é?! E o reconhecimento por um bom resultado é sempre um incentivo enorme!
      Kisu <3

      Excluir
  2. Muito legal seu post!Eu também tive uma faze ita(eu achava que só existia gothic lolita, inclusive), fiz uns outfits ita, mas a maioria só usei pra tirar fotos em casa xD

    Um dia mostro isso pro mundo xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ^^' Vivo fazendo posts "inúteis" e fico mais realizada com algo que realmente ajude <3 Acho que muitas de nós tivemos essa fase triste ;-; é legal ver as fotos dessa época e ver o quanto evoluímos xD

      Excluir
  3. Muito e esclarecedor seu post.

    Também já passei pela mesma coisa.

    Enquanto não tinha grana simplesmente fui juntando informações o que me fez melhorar bastante.

    Quando a gente vai conhecendo um estilo mais a fundo vai podendo melhorar e ver se se enquandra ou não nele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariane! Obrigada por comentar aqui ^^ Isso foi algo bom mesmo! É melhor até para aplicar o dinheiro nas compras certas e tudo o mais ^-^

      Excluir
  4. aiushaiuhsiauhsa yumi, vc é corajosa. 8D mto boas as dicas! eu espero que itas comecem a ser uma espécie ameaçada de extinção, afinal essa referência que a gente tinha antes do preto e branco e da "gothic lolita" praticamente desapareceu. acho que um dos erros mais comuns é tb não saber se vestir - usar peças que não servem direito pro seu corpo ou que não esteja de acordo com a silhueta lolita. é básico, mas acontece quando não se tem prática. ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHSAUSH eu sou é doida :P Eu dou risada toda vez que vejo a foto com o Death note 8D Realmente, a tendencia é a sumir mesmo. Mas como lolita frequentadora de evento, ita é o que trasborda lá D: Desde o pseudo "gothic lolita" até o que você disse de usar roupas que não tem NADA a ver com lolita e sair por aí dizendo que é :/ Maas, a esperança é a última que morre 8D

      Excluir
  5. Que ótimo post pra inspirar quem esta começando e tem interesse por lolita, sua coragem de assumir o que fez de errado tbm eh admirável! Se todo mundo fosse humilde assim, o mundo seria um lugar mto melhor!

    Na verdade, pra mim não chega a ser um erro, acho essa palavra mto forte, eh apenas falta de informação. Na moda não existe erros, na minha cabeça eh td uma questão de conceitos e bom senso, mas sei la neh, eu viajo XD

    O que importa eh que vc com certeza evoluiu mto e hj eh uma linda lolita com muitas coisas legais pra ensinar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, obrigada, Kaoru! Fico muito feliz em ajudar as pessoas, não só em lolita. Em relação à moda errar é realmente algo muito relativo, mas não tem como evitar as "regras" que moldam o estilo lolita. Mas nada impede de dar toques pessoais que demonstrem um pouco de sua personalidade, coisa que você sempre faz maravilhosamente *--*
      Ainda estou aprendendo muita coisa, mas é sempre bom compartilhar experiências ^^
      Obrigada pelos elogios ♥

      Excluir
  6. Eu vou apanhar se eu disser que, mesmo de preto x branco e com um caderno de Death Note você continua a coisa mais fofa do mundo? :~
    Ah, Yumi, o tempo passou e agora você é referência entre as lolitas brasileiras, cada coordinate mais lindo que você faz <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol como assim? AUHSUASHUA Obrigada >_<''
      Nossa, fico lisonjeada com isso! Ainda não me considero nem 70% do que gostaria de ser como lolita, assim como minhas inspirações. Mas fico MUITO feliz em receber esse tipo de elogio, obrigada!

      Excluir